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Acompanhamentos saudáveis

Os acompanhamentos estão presentes nas refeições, principalmente nas dietas mediterrânicas. E se há quem só escolha um acompanhamento, existe também quem opte por dois ou três.

A realidade é que muitas vezes não são escolhidos os mais adequados para os objetivos de cada um. Seja perder peso, ganhar massa muscular ou ter uma vida saudável e uma alimentação equilibrada.

Os acompanhamentos não se limitam só a arroz, batata, massas e saladas. A diversidade invade a nossa cozinha e mostra várias opções de acompanhamentos saudáveis que provavelmente não tínhamos pensado antes.

Os acompanhamentos saudáveis não se limitam só às saladas, no entanto, as mesmas não deixam de o ser. Por isso comecemos por elas. :)

Saladas

Sim, a salada é bastante saudável. O seu elevado índice de água e o baixo teor calórico faz com que seja um dos acompanhamentos preferidos por quem opta por uma alimentação mais saudável e equilibrada. E agora que o tempo está a aquecer, sabe bem, não é?

No entanto, a salada não precisa de ser só de alface, ou com tomate, cebola e pepino. Dê asas à sua imaginação e experimente novas misturas.

Que tal uns rabanetes cortadinhos às rodelas muito finas, como na salada de verão? Ou uma deliciosa receita vegetariana, como a Salada Taco Vegetariana?

Se estiver a fazer a dieta Lev, tanto uma como outra podem ser consumidas a partir da fase 1, mas atenção. O tomate presente na Salada Taco Vegetariana só é autorizado a partir da fase 2.

Purés

Os purés são uma alternativa bastante abrangente e saborosa, pois podem ser confecionados com os seus vegetais preferidos.

Como o caso do puré de brócolos com cogumelos que confere um acompanhamento rico em proteínas, cálcio, fibra e vitamina K, permitido a partir da fase 1 da dieta Lev.

Nos purés a sua imaginação é a chef. Com o puré pode dar asas à sua imaginação e optar por um legume preferido. Experimente a receita sugerida e troque os ingredientes principais. Por exemplo, os cogumelos e brócolos por abóbora e cenoura.

5 acompanhamentos saudáveis e fáceis de preparar

Couve-flor

A couve-flor é sem dúvida um alimento que se pode transformar em muita coisa. Com certeza já conhece todos os seus benefícios e de certo que já experimentou algumas receitas, como a couve flor gratinada no forno.

E que tal um arroz de couve flor? Ou mesmo um couscous de couve-flor.

A verdade, é que a couve flor é um acompanhamento rico e cheio de benefícios que fica bem de qualquer modo. Pode optar por umas das sugestões ou simplesmente cortá-la aos pedaços, salteá-la com um fio de azeite e um toque de gengibre.

A couve-flor está presente desde a fase 1 da dieta Lev nas doses recomendadas.

Batata frita saudável?

E se lhe dissermos que existem soluções ainda melhores que a batata frita?

Batatas fritas ou Chips são uma perdição, e neste caso não falamos só como acompanhamento, pois também dão um ótimo snack.

E neste aspeto pode optar por umas Chips de curgete. E se o faz com curgete pode fazer com beringela ou mesmo com beterraba. Delicioso, não?

Ainda pode optar por cortar uma cenoura em palitos, colocar num tabuleiro e levar ao forno. Melhor ainda! Que tal um mix de chips?

Se estiver a fazer a dieta Lev fale com o seu nutricionista para saber as doses adequadas na fase em que se encontra.

Quinoa

Embora só a possa consumir a partir da fase 4 da dieta Lev, a quinoa só por si é uma ótima alternativa ao arroz, esparguete e batata. É rica em proteína e tem um baixo índice calórico. Pode ser confecionada nas mais variadas formas devido à sua versatilidade. Para confecionar a quinoa basta lavá-la muito bem e em seguida colocá-la ao lume.

Após cozer, pode servi-la simplesmente assim, ou pode juntar lhe por exemplo um pepino cortado. Experimente a nossa receia de quinoa com hortelã.

Como pode ver, as sugestões de acompanhamentos saudáveis são inúmeras. Pode ainda inspirar-se nas receitas dedicadas só aos acompanhamentos.

Fuja do tradicional e experimente um dos acompanhamentos sugeridos. Para acompanhamentos saudáveis só precisa mesmo pôr a sua imaginação a funcionar! ;)

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