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Como combater a obstipação ocasional

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A forma de combater a obstipação passa pela adoção de estilos de vida saudáveis. A prática de uma dieta rica em fibras, a ingestão de muitos líquidos e exercício físico regular, são alguns aspectos essenciais.

 A obstipação é um problema que pode afetar todas as pessoas, de todas as idades. Pode afetar bebés, crianças ou adultos, sendo as mulheres mais afetadas do que os homens. Cerca de 40% das mulheres grávidas referem obstipação durante a gravidez. Por isso mesmo, esta problemática deve ser vista como um possível sintoma e não como uma doença. Quase todas as pessoas passam por períodos de obstipação, sendo a causa principal uma dieta pouco correta.

Como combater a obstipação

É muito importante disciplinar os hábitos alimentares, consumir alimentos com fibra e bastantes líquidos. Estas medidas demoram algum tempo a surtir efeito, por isso não desista à primeira.

Apostar na hidratação

Beber água regularmente (mínimo 2 litro por dia) é obrigatório. Um dos sintomas principais da obstipação são as fezes duras. Se tiver bebido água suficiente, estas amolecem. Ou seja, a água ajuda a lavar o cólon e facilita a evacuação. Leve sempre com uma garrafa de água consigo. Caso precise de um incentivo, explore o nosso bar de águas e descubra um mundo de sabores sem calorias ou açúcares. “A Mehrner Quelle é uma boa opção para pessoas que queiram combater a obstipação, porque é rica em minerais naturais e oligoelementos”, afirma a nutricionista Filipa Coelho, da Clínica Lev Amoreiras.

Ingerir alimentos ricos em fibra

A American Dietetic Association recomenda que as mulheres entre os 19 e 50 ingiram pelo menos 25 gramas de fibra por dia. E os homens no mesmo grupo 38 gramas. As mulheres acima dos 50 anos deveriam ingerir 21 gramas de fibra e os homens 30 gramas. Mas, na realidade, um adulto ingere em média 13 gramas de fibras por dia, ficando bastante longe do objetivo. Exemplo de alimentos ricos em fibra: cereais (farelo, flocos, pão e bolachas integrais), fruta (ameixa, pêssego, frutos de polpa, frutos tropicais), vegetais (couve, feijão, grão, ervilha, fava).

Comer regularmente

O ato de comer induz o refluxo gástrico, estimulando os movimentos intestinais que podem combater a obstipação. Por exemplo, numa dieta Lev é aconselhado fazer 5 a 7 refeições por dia.

Fazer exercício físico

Andar, praticar natação ou treino de força são alguns dos exemplos que ajudam o seu corpo a ganhar mobilidade. O exercício ajuda o trato digestivo a combater a obstipação, mas também ajuda no stresse e no controlo de peso. No entanto, 30 minutos de exercício diário é o mínimo.

Ouvir o seu corpo

O stresse desempenha um papel importante no bom funcionamento do sistema digestivo. Por isso mesmo, é importante encontrar formas de controlar picos de stresse para combater a obstipação.

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