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Correr, a moda que faz bem!

correr

A corrida conquistou um sem fim de admiradores! Hoje é uma das atividades físicas com mais praticantes no mundo inteiro.

Considerado um dos exercícios físicos mais eficientes para quem quer perder peso com saúde, correr ajuda a acelerar o metabolismo, o que leva a que as calorias sejam queimadas de forma mais rápida e eficiente. O aumento do metabolismo, provocado pela corrida, faz com que o organismo continue acelerado por mais algumas horas após o exercício. Não é só durante a corrida que as gorduras são queimadas, como tal o mais importante é a regularidade com que é praticada e não a quantidade de horas praticadas num só dia.

Conheça de seguida as estratégias para iniciar esta atividade, melhorar o seu rendimento, evitar lesões e continuar ou até mesmo dar início à prática da corrida com a chuva e o frio que se fazem sentir. Ficam as dicas.

Quero começar a correr mas já não faço exercício físico há muito tempo. O que faço?
Neste caso aconselha-se que antes de mais faça uma avaliação da sua condição cardíaca junto de um especialista.
Nos primeiros dias deverá realizar apenas caminhadas para começar a habituar o seu corpo e sistema cardiovascular ao ritmo. Com o passar do tempo poderá começar por fazer 10 minutos de aquecimento, seguido de corrida alternada com caminhada.

Exemplo:
Comece o treino com 10 minutos de caminhada para aquecimento. Prossiga com  2 a 3 minutos de corrida intercalados com o mesmo tempo de caminhada até completar aproximadamente meia hora.
Vá aumentando gradualmente o tempo de corrida até sentir que já pode começar a fazer corridas mais longas e intensas.

Quero melhorar o meu rendimento!

Consuma alimentos ricos em hidratos de carbono que são absorvidos lentamente pelo organismo, evitando a hipoglicemia, (queda da taxa de glicose no sangue).
Os ténis são um elemento muito importante para um bom desempenho durante a corrida, escolha uns adequados ao tipo de corrida que vai realizar.
Intercale treinos mais intensos com alguns mais suaves para dar ao seu corpo a possibilidade de recuperar.

Está chuva e frio o que faço?

Escolha roupas leves, sintéticas, de secagem rápida, assim como uns ténis à prova de água e que tenham sola antiderrapante.
Um corta-vento, um gorro e proteção para os olhos, são ainda ótimos aliados. Com a chuva há a tendência de baixar a cabeça e inclinar o corpo para a frente, para evitar a entrada de água nos olhos. Essa má postura (principalmente em exercícios mais prolongados) pode contribuir para lesões na coluna.
Adapte o seu percurso às condições climatéricas, evite percursos muito acidentados, opte por caminhos mais planos e cujo piso esteja em boas condições para evitar possíveis quedas.
Não deixe as roupas secarem no corpo. Tome um banho e troque de roupa o mais rápido que conseguir após a prática de exercício físico.

Os benefícios da corrida são imensos entre eles estão, o aumento da auto estima, melhoria da condição física em geral, diminuição da probabilidade do aparecimento da diabetes, aumento da qualidade do sono, entre outros, contudo deve ser praticada de forma consciente e sem excessos.

Siga os nossos conselhos e prepare-se para mais uma corrida para o seu bem-estar!

 

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