A prática de desporto é sem duvida um dos hábitos mais saudáveis. Não só ajuda a alcançar o peso ideal, como melhora a qualidade de vida. No entanto, esta prática pode perder os benefícios inerentes devido a alguns erros que são praticados e, aos quais, muitas vezes, não se dá a devida relevância.
A vontade de atingir resultados é uma das principais causas que levam aos erros cometidos durante a prática de exercício. Importante salientar que esses mesmos resultados só são obtidos se o exercício físico for executado corretamente. Caso contrário, em vez de estarmos a beneficiar o corpo com essa prática, podemos estar a prejudicá-lo. E é aí que surgem as lesões, bem como o próprio insucesso nos resultados.
Com o objetivo de o/a aconselhar da melhor maneira, a Lev reuniu os erros mais comuns na prática de exercício físico e partilha consigo para que os possa evitar. Vamos lá!
Não fazer o aquecimento correto
Começando pelo princípio. Por vezes, nem é a questão de não fazer o aquecimento correto, é mesmo a falta do mesmo. Quantas e quantas vezes os praticantes saltam esta etapa. Por acharem que não vão ter tempo suficiente para o treino ou porque simplesmente, acham que não vai acrescentar valor ao mesmo. Errado!
Um bom aquecimento é uma das partes mais importantes do treino. É o aquecimento que vai preparar o corpo para receber o exercício seguinte. Uma sessão de aquecimento convém durar, no mínimo, cerca de 15 minutos, com enfâse nos grupos que vai trabalhar durante o exercício.
Saltar o alongamento ou fazer um mau alongamento pode originar lesões graves, tanto a nível ósseo como muscular.
Levantar peso a mais
Principalmente nos treinos de ginásio, onde são muitas vezes usadas as máquinas de carga para a obtenção de resultados, há um exagero no peso. A vontade de ver o corpo a mudar faz com que se salte algumas etapas do processo e se tente levantar mais carga do que a recomendada.
A evolução da carga tem que ser sempre crescente. Por vezes a tentativa de levantar excesso de peso, além de alterar a postura correta para a realização do exercício, pode provocar lesões e até mesmo acidentes.
Excesso de treino
Ainda se lembra da importância do descanso?
Para atingir os resultados esperados é muito importante entender a importância do descanso na prática do exercício físico. É através do descanso que os músculos vão recuperar o esforço. Consequentemente vai prevenir lesões, vai aumentar os resultados e vai sentir-se mais motivado e com mais resistência.
Por isso, toca a descansar! :)
Esquecer a hidratação
A hidratação é importante em todas as alturas do dia. No entanto, durante a prática de exercício físico o corpo está em esforço e a transpirar mais do que o normal,
logo a perder mais água. Ao esquecer a hidratação pode estar a comprometer o exercício e a saúde. É importante uma boa hidratação para repor os níveis de água perdidos assim como os minerais.
Já experimentou o hipertónico Lev? É uma ótima solução para manter a hidratação durante e depois do treino.
Má postura
A postura é muito importante na prática desportiva. É importante a postura indicada para cada exercício, com o objetivo de evitar lesões ou mesmo a sobrecarga de outros grupos musculares.
Não diversificar os exercícios
Estar sempre a fazer os mesmos exercícios não só cria uma habituação muscular como também aumenta o risco de lesionar tendões e músculos, devido ao esforço repetitivo. Quando o corpo se habitua a um determinado exercício ele diminui a queima de calorias, diminuindo os resultados.
Utilização de aparelhos sem saber o funcionamento dos mesmos
Mais comum no ginásio é a utilização de máquinas sem saber ao certo como as mesmas funcionam, a postura correta ou a carga mais aconselhada. Antes de qualquer máquina ser utilizada, convém ser sempre explicado o método correto de utilização por um profissional da área.
Não alongar depois do treino
Os alongamentos são outra das etapas mais importante de um treino. Após o treino deve dedicar-se sempre 15 a 20 minutos a alongar os músculos trabalhados. Os alongamentos convêm ser executados com calma e com uma respiração profunda e pausada.
O alongamento vai ajudar o corpo a recuperar do exercício a que foi submetido.
Treinar em jejum
Há quem ache que treinar em jejum vai ajudar a alcançar resultados mais rápidos, principalmente se o objetivo é a perda de peso. No entanto, treinar de estômago vazio não garante nada disso. Até pelo contrário, a falta de energia pode diminuir o rendimento. Coma algo leve ou opte por uma bebida de baunilha e cereais crocantes, que além de saborosa, recarrega as baterias. J
Treinar à pressa
Um treino à pressa nunca é uma boa alternativa. A pressa vai obrigar a saltar etapas do treino. Mesmo que essas etapas não sejam esquecidas, a rapidez na execução dos exercícios pode levar a que não haja atenção suficiente na manutenção de uma boa postura, por exemplo.
A falta de objetivos ou o excesso de confiança também podem ser prejudiciais na prática de exercício físico.
Contudo, se comete algum destes erros, lembre-se deste artigo e corrija-o!
A prática de exercício é sem dúvida benéfica para uma qualidade de vida. Aliada a uma alimentação equilibrada e variada, é o primeiro passo para o sucesso.
Com a Lev, vive saudável e em forma! ;)
Onde posso comprar o hipertónico lev?
Olá Francelino,
Poderá adquirir o hiperbólico na Clínica Lev mais próxima de si ou através da loja online.
Obrigado pelo seu comentário.