800 291 291 – Serviço Número Verde (Grátis) Dias úteis das 9h às 21h
Portes gratuitos para encomendas acima dos 30€
800 291 291 – Serviço Número Verde (Grátis) Dias úteis das 9h às 21h
Portes gratuitos para encomendas acima dos 30€

Como a estabilidade emocional é crucial para o nosso bem-estar

estabilidade emocional

As nossas ações estão diretamente ligadas às nossas emoções e à maneira como lidamos com elas. Isto determina a forma como reagimos e a capacidade de gerir as nossas emoções, bem como influencia todas as pessoas à nossa volta – família, amigos e colegas de trabalho.

A estabilidade emocional é definida como a capacidade de manter o mesmo estado de emoção independentemente das circunstâncias às quais somos submetidos. Ou seja, face a um problema ou a uma altura particularmente stressante, conseguimos manter a calma e não deixar que as emoções controlem as ações.

Partilhamos algumas práticas que podem ajudar a alcançar um maior equilíbrio emocional:

 Não suprima os seus sentimentos

Aprenda a ouvir as suas emoções. Estudos mostram que as pessoas que ignoram os seus sentimentos sentem-se mais infelizes e deprimidas. Além disso, armazenar emoções fortes muitas vezes acaba numa explosão de emoções incontrolada.

Seja positivo/a

A negatividade pode afetar gravemente o nosso humor e as nossas emoções, por isso tente ver as coisas pelo lado positivo. Assim, antes de reagir, pergunte-se: “isto ainda vai ser importante para mim daqui a um mês?”. Dessa forma, ao colocar tudo em perspetiva, torna-se mais fácil perceber que batalhas lutar, assim como quais as discussões que não merecem o seu tempo.

Respire

Quando o stress apertar, respire e tente não reagir imediatamente. Ou seja, pare, dê um passo atrás e respire. Avalie o problema e só depois tome a decisão apropriada. Experimente técnicas de respiração para o/a ajudar a respirar profundamente.

Cuide de si diariamente

Tenha cuidados consigo todos os dias. Aposte em coisas simples que podem ajudar a combater o stress. Por exemplo, manter uma alimentação saudável, ter uma vida ativa e fazer ioga ou meditação.

É importante lembrar que, por vezes, não conseguirá controlar as suas emoções e vai sentir-se a perder o controlo. Quando isso acontecer, lembre-se que é algo que acontece a toda a gente. O importante é aprender com isso.

A estabilidade emocional traz consigo uma vida mais leve e feliz. Incorporar esses hábitos no seu dia-a-dia pode ajudar a alcançar o equilíbrio desejado e ter mais controlo sobre a sua vida.

WhatsApp WhatsApp Lev®