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10 minutos de exercício para ficar em forma!

É daquelas pessoas que se desculpa sempre com a celebre frase: “Não tenho tempo para isso!”, quando toca à prática de exercício físico?
Então encontre outra desculpa pois a solução chegou!

Os dias são corridos e quase nem podemos respirar com a azáfama da rotina diária. Contudo não devemos esquecer o quão importante é cuidar da nossa saúde.

A saúde e bem-estar assenta na construção do equilíbrio entre vários fatores, nomeadamente, uma alimentação equilibrada e atividade física.

Sabemos que o fator tempo é um dos maiores entraves para conseguir este equilíbrio. No entanto será mais fácil consegui-lo, pois não vai precisar de mais de 10 minutos para poder praticar exercício. Mais? Não irá ainda deixar de obter os resultados alcançados após, aproximadamente, uma hora de exercício moderado. Surpreendida(o)?

Apresentamos-lhe o High intensity Interval Training, HIIT, um programa durante o qual exercícios realizados com a máxima intensidade são intervalados com períodos curtos de descanso.

Um estudo realizado na Universidade de McMaster em Ontário, Canadá, revelou que a realização de determinados exercícios durante 1 minuto de forma intensa e alternada durante 10 minutos, ajuda-o a manter-se em forma. Este estudo confirma assim a obtenção de resultados através deste método de treino que é tido atualmente como um dos mais eficazes principalmente para quem não tem muito tempo para dedicar à prática de atividade física.

Como realizar o treino intervalado de alta intensidade?

  • Comece por organizar-se de forma a conseguir apenas 10 minutos das 24 horas para dedicar a si mesma.
  • Escolha a série de exercícios que deseja fazer.
  • Escolha um local de seu agrado para fazê-los. Pode ser no jardim, no quarto, ou outro sítio com espaço suficiente para praticá-los.
  • Faça o máximo de repetições de cada um dos exercícios durante 60 segundos.
  • Realize uma pausa de 10 segundos entre cada um deles. Poderá parar por completo ou realizar uma marcha lenta sem sair do lugar durante esse período.
  • Tenha uma garrafa de água por perto para se hidratar durante os intervalos de descanso.

Damos-lhe 4 exemplos de exercícios que pode praticar neste treino!

Nota: Faça sempre um intervalo de 10 segundos entre os exercícios.

1. Inicialmente coloque-se na posição A, com os pés afastados à largura dos ombros e as mãos atrás da nuca. Eleve o joelho esquerdo ao cotovelo direito e vice-versa tal como indicado nas imagens B e C. Repita o exercício durante durante 1 minuto.
exercicio1

2. Deite-se no chão e coloque-se na posição que pode ver na imagem assinalada como A. De seguida leve o seu queixo aos joelhos com os braços esticados para a frente como exemplificado na imagem B. Repita o exercício durante durante 1 minuto.

exercicio2

3. Posicione o seu corpo como se fosse fazer flexões. Com os braços bem esticados, dobre a perna direita tal como vê na imagem A. De seguida estique a mesma para trás como está indicado na imagem B. Repita o exercício com a outra perna. Realize esta sequência durante 1 minuto.

exercicio3

4. Com os braços apoiados no chão e bem esticados eleve alternadamente a perna esquerda e a direita tal como pode visualizar nas imagens A e B. Repita o exercício durante durante 1 minuto.

exercicio4

Os resultados deste treino são obtidos na sequência da resposta química por parte dos músculos à actividade física muito intensa a par de curtos períodos de descaso que permitem voltar de imediato a essa intensidade. Existe pois um gasto calórico que perduraste até 72 horas após finda a actividade. Este conjunto leva a que os resultados obtidos sejam similares ao exercício moderado, mesmo que durante mais tempo.

Contudo para obter um melhor rendimento e atingir os objetivos, faça o maior número de séries, com a máxima intensidade. Não vá para além das suas capacidades físicas e não prolongue demasiado os intervalos de descanso.

Aconselhamos que procure o seu médico antes de dar início a qualquer atividade física.

Siga as nossas dicas, coloque uma música do seu agrado e toca a mexer! :)

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