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Combata a flacidez!

Durante e após a luta contra o excesso de peso, a flacidez representa com frequência uma fonte de preocupação.

Durante e após a luta contra o excesso de peso, a flacidez representa com frequência uma fonte de preocupação.

Flacidez é o nome dado ao enfraquecimento das fibras de colagénio e elásticas que sustentam os tecidos do organismo. Pode ocorrer na pele ou na musculatura.

A flacidez muscular ocorre devido à perda do tonicidade muscular, causado pelo sedentarismo, a falta de exercício físico e uma alimentação inadequada, já a flacidez da pele deve-se à perda de elementos do tecido, como fibroblastos, colágeno e elastina, que diminui a firmeza entre as células e deve-se, por exemplo, a problemas de origem hormonal.

A perda de peso é um dos mecanismos que desencadeia o aparecimento da flacidez. Isto acontece, por vezes, quando há uma perda substancial e rápida de peso, pois a pele e os músculos não conseguem recuperar a sua forma com a mesma rapidez com que a massa gorda desaparece.

Deixamos-lhe algumas dicas e exercícios simples que vão ajudar na recuperação da firmeza da sua pele e músculos.

Dicas:

Nutra a sua pele
Entre os produtos mais eficientes para combater a flacidez do corpo, estão os cremes à base de DMAE e a manteiga de karité. O DMAE é uma substância que reduz a retenção de líquidos nos tecidos e elimina as toxinas que causam a flacidez. A manteiga de karité acelera a produção de colágenio, proteína responsável pela firmeza da pele.

Melhore a circulação
Uma boa circulação evita a acumulação de líquidos e garante a chegada de nutrientes à pele. Para melhorá-la pode aplicar jatos alternados de água fria e morna final do banho e usar suplementos naturais próprios para o efeito.

Faça exercício físico
A realização de exercícios específicos para as zonas afetadas e a prática regular de modalidades como a hidroginástica e o yoga, são fortes aliados nesta luta.

Beba muita água
A ingestão de água mantém os níveis de hidratação da pele equilibrados, levando a uma elasticidade adequada.

Exercícios:

Flexões de braços

  • Flexões de braços:
    Deite-se de barriga para baixo e apoie as mãos e os joelhos no chão. As mãos devem estar esticadas e à largura dos ombros. Eleve e desça otronco esticando e fletindo os braços, sem tocar com este no chão. Mantenha a coluna direita.
    Fazer 3 séries de 20 repetições.

Agachamento

  • Agachamento com cadeira:
    Afaste as pernas à largura dos ombros e coloque as mãos apoias na cintura. Agache-se como fosse sentar-se . Mantenha a coluna direita e os joelhos ao nível da linha dos pés, formando um ângulo de 90° com as pernas.
    Fazer 2 a 3 séries com 12 a 15 vezes.

Elevação de pernas

  • Elevação de pernas:
    Com os cotovelos e os joelhos apoiados no chão, levante uma das pernas do chão, mantendo-a dobrada.
    Fazer 3 séries de 20 repetições para cada perna.

 

Estes exercícios devem ser feitos cerca de 2 a 3 vezes por semana e quando aliados a caminhadas, corrida, pilates ou yoga tornam-se ainda mais eficazes. Inicie já a sua luta contra a flacidez!

 

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