800 291 291 – Serviço Número Verde (Grátis) Dias úteis das 9h às 21h
800 291 291 – Serviço Número Verde (Grátis) Dias úteis das 9h às 21h

Os hábitos alimentares dos adolescentes

Uma das questões importantes que ouvimos nos últimos anos é a necessidade de educar as crianças e os adolescentes a terem uma alimentação saudável e equilibrada. A verdade é que, desde cedo devem-se criar e manter bons hábitos alimentares e assim aumentar a probabilidade de retê-los para o resto da vida.
Infelizmente são cada vez mais comuns os exemplos de má alimentação em faixas etárias mais jovens. Esta realidade traz consequências graves no futuro, como é o caso do excesso de peso ou a ausência de um nutriente ou micronutriente na sua dieta. No entanto, comer é bem mais do que a função fisiológica de saciar a fome.

Uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para o desenvolvimento físico, mental e emocional do adolescente.

Hoje em dia, adultos, crianças e adolescentes comem por diferentes razões, podendo-se destacar a fome emocional. A adolescência é uma fase importante de crescimento, desenvolvimento e requer acompanhamento adequado.
A oferta disponível hoje em dia, em termos de alimentação é também um desafio e uma tentação. Sabe-se da inclinação natural das crianças e adolescentes por comidas calóricas e menos saudáveis do ponto de vista nutricional. Estas opções que podem ser classificados como maus hábitos alimentares.
O papel dos educadores é importante neste percurso. Deve ser o exemplo e o primeiro passo é a alimentação em casa.

A formação de um adolescente também inclui a educação alimentar e a opção por hábitos alimentares saudáveis.

Os educadores que acompanham a dieta do adolescente devem estar atentos a sinais que possam indicar um desequilíbrio. Atuar antecipadamente pode atenuar problemas futuros ou uma recuperação mais lenta do peso ideal.

adolescentes-alimentacao-saudavel-dieta-lev-jpg

E como podem os educadores auxiliar os adolescentes nesta jornada?

O acompanhamento do desenvolvimento do adolescente pelo médico de família, é importante para identificar algum sinal menos visível para os familiares que convivem diariamente com ele. Deve ser efetuado com regularidade para que este seja também uma presença ativa no seu desenvolvimento.

A consulta com um nutricionista permite a definição de uma dieta personalizada.  O planeamento de refeições adequadas à sua altura, peso e fase de desenvolvimento fomentam o seu crescimento saudável.
Ocorre que adolescentes com dietas desequilibradas são muitas vezes um indicador de maus hábitos alimentares. Estes hábitos alimentares vão passando de pais para filhos. A verdade é que a escassez de tempo e o cansaço da rotina leva muitas vezes as famílias a comerem o que é menos adequado. Optam pelo que é mais rápido e prático, mas que nem sempre é o mais saudável do ponto de vista nutricional.

Planear antecipadamente é uma opção que pode auxiliar neste processo. Os artigos do blog Lev  “decidir o que comer antes de ter fome” e “Aprenda a comer de forma saudável durante a semana!”, mostram como planear as suas refeições.

adolescentes-habitos-saudaveis-dieta-lev-jpg

Nos dias de hoje dedicamos menos tempo a refletir e a elaborar a nossa dieta e alimentação, escolhendo soluções menos saudáveis. Esta opção tem um impacto direto no nosso bem-estar

A Lev® tem como objetivo auxiliar quem, por diferentes razões, pretende alterar a sua dieta e optar por hábitos alimentares mais saudáveis e que promovam o seu bem-estar.
Da próxima vez que vier às nossas clínicas traga a sua família. Os nossos nutricionistas podem planear e elaborar a dieta para si e para todo o agregado familiar.
Pretendemos que no final da dieta Lev®, consiga atingir o peso ideal e mantê-lo. A dieta Lev® baseia-se também na reeducação alimentar e à reintrodução de hábitos saudáveis que foram relembrados ou aprendidos durante todo o percurso. O sucesso da Lev® é fruto de clientes felizes e dos seus objetivos cumpridos.

WhatsApp WhatsApp Lev®