800 291 291 – Serviço Número Verde (Grátis) Dias úteis das 9h às 21h
Portes gratuitos para encomendas acima dos 30€
800 291 291 – Serviço Número Verde (Grátis) Dias úteis das 9h às 21h
Portes gratuitos para encomendas acima dos 30€

Quais os sintomas da menopausa

Sintomas da menopausa

A menopausa mexe com qualquer mulher. Desde o aumento do peso, às mudanças repentinas de humor e os tão conhecidos afrontamentos, os sintomas da menopausa têm impacto, a nível físico e psicológico.

Os sintomas da menopausa são diferentes de mulher para mulher. Cientificamente, a menopausa corresponde ao fim das menstruações espontâneas e, geralmente é confirmada após 12 meses consecutivos sem qualquer período menstrual. No mundo ocidental, a idade média da menopausa ocorre por volta dos 51 anos, não sendo regra. Existem menopausas precoces e outras mais tardias. Estima-se uma intensidade destes sintomas nos primeiros dois anos que tendem a terminar espontaneamente ao fim de 5 anos. Tal acontece devido à diminuição da produção de estrogénio. Este novo ambiente hormonal ocorre repentinamente, o que torna os sintomas da menopausa mais intensos do que se fosse acontecendo gradualmente.

Nem sempre é necessário um tratamento associado, no entanto é importante saber que sintomas pode esperar da menopausa, para que possa tomar as melhores decisões para o seu bem-estar. Para além da interrupção da menstruação, existem diversos fatores que têm impacto no organismo da mulher.

Os afrontamentos

São uma onda de calor que atinge o corpo da mulher. Principalmente na parte superior (tronco, braços e cabeça). Com uma duração de apenas alguns minutos, que depois dá lugar a suores frios e, em alguns casos, pode causar vertigens.

Noites mal dormidas

As alterações ao nível psicológico e hormonal, dificultam as noites de sono. Muitas vezes os afrontamentos, também experienciados durante a noite, impedem assim uma noite tranquila. O mesmo acontece com as mudanças a nível psicológico que dificultam o adormecer e que levam até a algumas insónias.

Mudanças de humor

Devido às diferenças na produção das hormonas e a tudo o que o corpo da mulher experiencia durante este período, as mudanças de humor também são comuns. Algumas podem mesmo assemelhar-se a uma depressão. Todavia, não existem estudos que relacionem o período da menopausa com sintomas de depressão.

Como controlar a menopausa

Como já dissemos, muitas vezes não é necessário um tratamento. Os sintomas da menopausa acabam por desaparecer por si mesmos. Contudo, pode aconselhar-se com o seu médico para definir um tratamento hormonal adequado ao seu caso. Além disso, de forma a reduzir os efeitos da menopausa pode e deve introduzir algumas alterações no seu estilo de vida e na dieta, assim como praticar exercício físico e reduzir o stresse.

WhatsApp WhatsApp Lev®