800 291 291 – Serviço Número Verde (Grátis) Dias úteis das 9h às 21h
Portes gratuitos para encomendas acima dos 30€
800 291 291 – Serviço Número Verde (Grátis) Dias úteis das 9h às 21h
Portes gratuitos para encomendas acima dos 30€

Nutricionista Lev: Retenção de Líquidos

Parte do seu excesso de peso pode dever-se ao facto de estar a acumular líquidos no seu corpo em excesso. De que se trata afinal a retenção de líquidos?

Parte do seu excesso de peso pode dever-se ao facto de estar a acumular líquidos no seu corpo em excesso. De que se trata afinal a retenção de líquidos?

Segue a explicação, por parte de um dos nossos nutricionistas, das possíveis causas e dos tratamentos existentes para a retenção de líquidos.

A retenção de líquidos, de nome técnico edema. É causada pela acumulação de excesso de fluídos no sistema circulatório e áreas intracelulares.
Pode provocar inchaço em diversas partes do corpo! Sendo que o rosto, mãos, pés, tornozelos, pernas e abdómen são as zonas mais comuns. O sexo feminino está mais suscetível a esta situação que os homens, por questões hormonais.

Qual a razão do seu aparecimento?

Vários são os fatores que podem estar na base deste desequilíbrio hídrico. Como ficar sentado ou em pé por muitas horas, pressão arterial alta ou baixa, infeções e doenças hepáticas, renais, cardíacas ou da tiróide, alterações hormonais entre outros.
As causas nutricionais são no caso excesso de sal na alimentação, baixa ingestão de líquidos, défice de proteínas e escassez de alguns nutrientes como vitamina C e B6, magnésio, potássio e ácidos gordos essenciais.

Quais as formas de tratamento?

Dependendo da causa o tratamento da retenção de líquidos pode simplesmente passar por ingerir alimentos ricos em potássio. Como por exemplo, as carnes e grande parte dos vegetais (como brócolos, aipo e tomate por exemplo). Reduzir a ingestão de alimentos ricos em sódio, suprir as carências nutricionais também ajuda neste combate. Beber a quantidade adequada de água (adolescentes e adultos entre 1,5l  a 2l, variando em cada caso), evitar alimentos processados ricos em açúcares simples e gorduras, praticar exercício físico e mudar alguns hábitos comportamentais como ficar muitas horas sentado ou em pé.
O uso de meias de compressão pode ser uma ajuda para alguns casos. Deve, no entanto, ser recomendada por profissionais clínicos e em grande parte dos casos o uso de  diuréticos como adjuvante do tratamento é altamente recomendado.

Dica Lev:

Os nossos A.R.L. podem ajudar no combate a esta problemática. A sua fórmula elaborada à base de plantas com ação diurética e desintoxicante, promove uma rápida libertação dos líquidos acumulados no organismo.

Artigo escrito por Dr. Filipe Almeida – Nutricionista da clínica Lev de Braga

2 Respostas em “Nutricionista Lev: Retenção de Líquidos”

Comentários estão encerrados.

WhatsApp WhatsApp Lev®