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Síndrome pré-menstrual: porque tem desejo por doces e como combater

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Síndrome pré-menstrual é como um relógio, acontece todos os meses e a todas as mulheres. Sente-se mais sensível, por vezes em baixo e irritável. Além de tudo isto, o seu apetite aumenta. Infelizmente, não por brócolos, mas por chocolate, gelado ou salgados. Mas porque acontece e como reagir?

Os dias que antecedem a menstruação são acompanhados de alguns desconfortos e mudanças de humor típicas da conhecida síndrome pré-menstrual. Alguns dos sintomas mais comuns deste período são o inchaço, pele mais oleosa, dores no corpo, mudanças de humor e, em muitos casos, uma enorme fome. De doces, salgados ou tudo em conjunto. Para muitas mulheres todas estas mudanças é algo com que se aprende a viver. São normais e por isso adaptação é a palavra-chave. Mas, e se quisermos perceber porque ficamos com mais fome durante o ciclo menstrual? O mais certo é pensar em hormonas. Contudo, é mais do que isso.

Porque aumenta a fome antes do ciclo menstrual

De acordo com diferentes estudos e especialistas, há evidências que as mulheres sentem mesmo mais fome e vontade por doces, principalmente chocolate, durante o período pré-menstrual. Alguns estudos sugerem que as mudanças nos níveis do estrogénio e da progesterona causam uma compulsão por alimentos ricos em hidratos de carbono e açúcares. O estrogénio e a progesterona sobem e depois caem um pouco antes da menstruação, sendo uma das respostas para o aumento do apetite. Além disso, existe uma sensação de “compensação” e alívio de outros sintomas comuns da síndrome pré-menstrual. Como o açúcar ajuda na fabricação da serotonina (neurotransmissor que atua no humor) e da dopamina, há também uma procura por estes alimentos para se sentir melhor.

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Como contornar esta fome

A alimentação é uma das melhores maneiras de evitar a síndrome pré-menstrual. Escolha alimentos ricos em nutrientes como verduras e legumes, com grandes quantidades de magnésio e complexo B, principalmente B6 e B12.

Esqueça os alimentos ricos em sal, cafeína, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Se lhe apetece mesmo um chocolate, opte por um Chocolev, com apenas 170kcal.

Lembre-se que o consumo exagerado de açúcar pode causar ansiedade e depressão. Deixe de lado os hidratos de carbono simples que provocam picos e quedas repentinos no nível de açúcar. Se lhe apetece um doce, a Lev tem uma enorme variedade à sua espera. Todos baixos em calorias e hidratos de carbono. Além disso, são ricos em proteína que a ajudam na sensação de saciedade. Somos fãs do cheesecake de chocolate (para ter sempre no congelador) e das panquecas.

A prática regular de atividade física também é um bom princípio para atenuar a síndrome pré-menstrual. O stresse e o excesso de peso intensificam os sintomas nessa fase do ciclo. Nesta fase pré-menstrual pode escolher um exercício mais leve, como yoga ou caminhada. Mas, se quer atenuar sintomas, tem mesmo de atuar antes e de preferência a longo prazo. Pode começar por marcar uma consulta gratuita com um nutricionista Lev.

Não se compare a amigas ou outras mulheres Cada caso é um caso. Trate bem de si e não se culpe por nenhum dos sintomas. Em vez disso, faça as melhores opções a pensar no seu bem-estar. Se precisa mesmo de um chocolate, então escolha o melhor.

Precisa de ideias para se alimentar melhor e combater a síndrome pré-menstrual? Veja aqui estas cinco receitas com panquecas Lev.

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