800 291 291 – Serviço Número Verde (Grátis) Dias úteis das 9h às 21h
Portes gratuitos para encomendas acima dos 30€
800 291 291 – Serviço Número Verde (Grátis) Dias úteis das 9h às 21h
Portes gratuitos para encomendas acima dos 30€

Será que o sono ajuda a perder peso?

Até que ponto a falta de sono afeta a nossa capacidade de perder peso? Se está preocupada em perder peso, o ideal é levar a sério as horas de sono recomendadas.

Dormir influencia o nosso humor e rendimento. Mas não só. Está mais que provado que tem impacto na manutenção de um peso saudável. Quando dorme pouco é mais fácil optar por alimentos calóricos para o ajudar a manter-se em movimento. Assim como escolher porções maiores. Exercício? Nem pensar. Vai estar tão cansado que é a última coisa que lhe vai apetecer. Além disso, um estudo da universidade britânica King’s College London veio salientar que, embora não sejamos todos afetados da mesma forma, dormir menos de sete horas por noite leva as pessoas a comerem muito mais. Porquê? Por um lado, gera um aumento da hormona grelina, que estimula o apetite enviando impulsos químicos ao cérebro que o corpo não consegue ignorar.

Por outro, suprime a hormona leptina, que normalmente emite um sinal e informa ao hipotálamo que o corpo já tem reservas suficientes, ou seja, estamos saciados e o apetite deve ser inibido. Noutro estudo recente, as crianças e adultos com privação de sono tinham 89% e 55% mais hipóteses de serem obesos. Além disso, alguns estudos sugerem ainda que, quando somos expostos à comida num estado de privação do sono, há uma ativação maior em áreas do cérebro associadas com recompensa.

Por tudo isto, não se espante se o seu nutricionista Lev lhe perguntar sobre os seus hábitos de sono.

Algumas recomendações para dormir melhor:

  1. Embora sejamos todos diferentes, o ideal são entre sete a nove horas de sono por noite. É importante também tentar garantir que a uma noite de sono má, não se segue outra.
  2. Tente estabelecer uma rotina de sono. Esforce-se por se deitar sempre à mesma hora, seguindo o mesmo ritual.
  3. Controle o stresse. Quanto maior a ansiedade, maior a produção de grelina. O nosso Boost Elixir pode dar uma ajuda, assim como a prática de exercício físico.
  4. Tecnologia está proibida. Tire o telemóvel do quarto ou qualquer outro gadget. Use um despertador para acordar e não o telemóvel.
  5. Crie o ambiente ideal. O quarto deve estar escuro e silencioso. A temperatura deverá ser amena.
  6. Exercício físico é ótimo. Mas evite praticar a partir do final da tarde, ou poderá ter dificuldade em adormecer.
  7. Café só até às 18h00. Evite as bebidas com cafeína a partir desta hora, pois são estimulantes.
  8. Opte por um jantar leve. As refeições mais calóricas dificultam o processo de adormecer e tornam o sono mais agitado e superficial. Pode escolher uma refeição Lev e acompanhar com vegetais.
  9. Uma ajuda. Se apesar de todas as recomendações tem alguma dificuldade em adormecer, pode ser que a Headspace lhe dê uma ajuda. É conhecida pela meditação, mas também é ótima para o sono. A versão gratuita tem “sleepcasts”, de 45 a 55 minutos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WhatsApp WhatsApp Lev®