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Pequenos passos podem trazer ótimos resultados!

Subir Escadas Dieta Lev®

Há formas simples e acessíveis de exercício que podem ter um impacto mais profundo e positivo no seu bem-estar do que à partida pode parecer. Apesar da maioria das pessoas associarem exercício físico apenas a desporto, as evidências mostram que caminhar e subir escadas estão diretamente associadas a melhorias significativas para a saúde.

Este hábito, de subir pelas escadas, é recomendado por várias autoridades de saúde em todo o mundo, uma vez que vários estudos apontam que:

  • Subir apenas 8 escadas ajuda a diminuir o risco de ataques cardíacos.
  • Sete minutos de escadas por dia, podem ajudá-la a viver mais tempo e ter uma melhor qualidade de vida.
  • Apenas 2 minutos extra por dia, a subir e descer escadas, podem atrasar os sintomas de envelhecimento.

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Coração, mente, músculos e ossos.

Subir escadas aumenta o batimento cardíaco, ajudando a proteger o organismo. Destaca-se como principais benefícios proteger contra a pressão alta, o aumento de peso e o entupimento das artérias. Este aumento de ritmo cardíaco ajuda desta forma a combater doenças relacionadas com o sedentarismo.

Subir escadas, ajuda também a exercitar músculos e ossos, aumentando a força e tónus muscular promovendo a densidade óssea. Esta questão é particularmente importante nas mulheres, com um dia a dia sedentário, mais expostas a doenças como a osteoporose do que os homens nas mesmas condições.

Além destas questões fundamentais, a prática regular de atividade física está relacionada com o aumento da capacidade de concentração, resiliência e combate à frustração, mantendo a mente mais focada e mais robusta.

Fácil de incorporar no dia a dia.

Outra das grandes vantagens de começar a subir pelas escadas, é que facilmente se torna num hábito saudável. Os hábitos desportivos, como se sabe, têm um impacto positivo na qualidade de vida dos seus praticantes.

Se ainda está indecisa, aqui ficam mais algumas vantagens:

  • Não precisa de nenhuma aptidão especial, certificado ou escola para aprender.
  • É muito eficiente em termos de tempo e ultrapassa muitas vezes o elevador.
  • Há escadas por todo o lado e não se paga para subir ou descer.
  • Podemos começar devagar, com apenas alguns lances de cada vez e aumentar progressivamente à medida que se for sentido mais confortável.
  • As escadas perdoam Não precisa de sapatilhas caras, nem de fatos especiais. Apenas boa vontade.

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Pequenos passos que podem trazer ótimos resultados.

Claro que não é por subir 1 único lance de escadas que vai ficar no topo da sua performance física. Mas, subir escadas é um exercício poderoso e a maioria das pessoas começa a sentir-se mais forte após uma semana desta prática. É caso para dizer que pequenos passos podem-nos levar muito longe.
Por exemplo, uma mulher de 45 anos, que pese 75kg e use as escadas nos transportes públicos, suba a um 5º andar duas vezes por dia (de manhã e depois de almoço por exemplo), utiliza num ano 17.000 calorias adicionais. Incrível não?

Pequenas alterações à sua rotina podem ter um impacto incrível na sua qualidade de vida e bem-estar. Para saber como integrar este plano na sua rotina, consulte o seu nutricionista Lev®, que ajuda-o a encontrar um equilíbrio para o seu caso em particular.

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