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Alimentação no ciclo e tensão pré-menstrual (TPM)

O ciclo menstrual é algo natural que ocorre no corpo das mulheres. É o processo que liberta algumas hormonas e que preparam o corpo da mulher para a gestação. Estas hormonas são responsáveis pelo amadurecimento dos óvulos e pela preparação do útero para receber o óvulo fecundado iniciando assim a gestação.

Este ciclo é mensal e acontece em praticamente todas as mulheres saudáveis. Se não houver fecundação, acontece a menstruação, originando-se um novo ciclo.

Para além das alterações hormonais surgem alterações físicas e emocionais. Estas não são mais que o resultado do efeito das hormonas produzidas.

Apesar de algumas mulheres não sofrerem grandes transtornos ou tolerarem facilmente esta fase, 1 em cada 10 são afetadas de forma mais intensa. O chamado síndrome da tensão pré-menstrual é a designação para um conjunto de sintomas que ocorrem na segunda fase do ciclo menstrual, cerca de 7 a 10 dias antes da chegada da menstruação. Os sintomas são maioritariamente devido à alteração hormonal.

A produção de picos de estrogénios, progesterona e de neurotransmissores relacionados com o bem-estar, tais como a serotonina e as endorfinas, alteram os mecanismos cerebrais e por sua vez, físicos e comportamentais.

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Quais os sintomas?

  • Alterações de humor;
  • Tensão ou ansiedade;
  • Tensão mamária;
  • Fadiga generalizada;
  • Dores de cabeça ou sensação de olhos pesados.

Estudos explicam que os sintomas podem ser físicos, emocionais ou comportamentais, dificultando muitas vezes as relações interpessoais e profissionais.

Uma vez que a TPM parece aumentar os níveis de stress e ansiedade, a alimentação poderá ter um contributo interessante para melhorar estes aspetos.

Produtos como ou com álcool, tabaco, cafeína e sal são contraindicados. Estes são estimulantes do sistema gastrointestinal e podem perturbar os níveis de ansiedade em algumas mulheres mais sensíveis.

Aconselha-se que pratique exercício físico, de forma a produzir alterações positivas no humor e relaxamento, contrariando os sintomas típicos da TPM gerados pelos picos hormonais.

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Existem ainda outros produtos que podem ajudar consideravelmente o bem-estar, são eles:

  • suplemento alimentar oleo de onagra
    Óleo de Onagra – Também designado por óleo de prímula é extraído de uma planta originária da América do Norte – a Oenothera biennis

Características: contém ácidos gordos essenciais cujas propriedades reconhecidas são várias. São estes, o ácido linoleico e gama linoleico. Este último está associado à produção de certas prostaglandinas – mediadores com responsabilidades como a regulação resposta da insulina.

Nesta altura do mês a produção do ácido gama-linoleico é menor, as prostaglandinas aumentam e a resposta insulínica altera-se, sendo a responsável pelo apetite por doces.

É a fase anterior ao período menstrual que todas as mulheres atribuem “a culpa” do apetite por doces ou apetite desenfreado. Deve evitá-los! No entanto, a Lev® tem uma gama de doces com baixo teor em açúcar que permite-lhe poder pecar de vez em quando sem perder a boa forma!


  • Ómega 3
    suplemento alimentar omega 3Estes ácidos gordos essenciais têm revelado inúmeras funções benéficas no organismo.

Características: O Ómega 3 tem efeito na redução de prostaglandinas que vê a sua produção aumentada durante o ciclo menstrual, devido ao elevado valor de estrogénios, provocando assim os sintomas característicos.

Deve manter-se uma ingestão regular destes ácidos gordos essenciais. Assim, origina-se uma redução de produção das referidas substâncias, diminuindo os sintomas. O efeito da toma não é imediato, pelo que deve consumir de forma regular. Para iniciar a toma deste suplemento, deve aconselhar-se com o seu médico ou nutricionista.

 A suplementação poderá ser feita de acordo com as indicações dadas na consulta de nutrição.

Importa lembrar que, como qualquer suplemento, deve consultar se a toma destes com  determinados medicamentos em simultâneo é aconselhada.

Para além da suplementação, também a prática de exercício físico regular, o uso de técnicas de relaxamento e o consumo de legumes podem melhorar sintomas relacionados com o humor e o apetite.

Pode saber toda a informação necessária numa clínica Lev® perto de si. Marque já a sua consulta gratuita.

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