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Yoga: benefícios para o corpo e para a mente

Yoga benefícios para o corpo e para a mente

O yoga é uma disciplina espiritual e física que contribui para o equilíbrio entre o corpo e a mente, tendo diversos benefícios. Originário da Índia há mais de 5000 anos, no yoga o corpo é visto como a manifestação física da mente.

As várias posições corporais pretendem fortalecer, purificar e equilibrar a nossa extensão física. Cada postura terá um propósito e uma ação diferente. Por exemplo, contribuir para uma sensação de maior bem-estar graças à estimulação de neurotransmissores em posições invertidas, que alteram o fluxo sanguíneo e disponibilizam mais oxigénio para o cérebro.

 

Já falámos da importância da estabilidade emocional para o bem-estar e já referimos diversas vezes o yoga, nomeadamente a novidade do yoga tónico, enquanto modalidade para fazer ao pôr-do-sol ou enquanto elemento relevante para a perda de peso. Mas aqui vamos falar um pouco mais sobre os seus benefícios para o corpo e para a mente!

 

Existem inúmeros benefícios associados à prática de yoga, tanto para o corpo como para a mente! A perda de peso é um dos benefícios já referidos, mas existem muitos mais para além deste, como pode confirmar abaixo:

 

Melhora a flexibilidade e a força muscular

O que inicialmente pode parecer impossível vai tornar-se mais fácil a cada dia! Com tempo e prática conseguirá realizar posturas que não pensava conseguir antes.

O yoga envolve também a força e a resistência, mesmo que à primeira vista não pareça. Permite ainda desenvolver uma maior flexibilidade.

 

Previne dores nas articulações e melhora a postura

O yoga ajuda a ter uma maior consciência corporal e a treinar o corpo para as posturas que o mesmo deve manter ao longo do dia. Desta forma também previne dores nas articulações, pois não estará a forçá-las constantemente de forma errada. Na verdade, o yoga permite que as suas articulações realizem movimentos com a amplitude máxima possível. Isto permite a fluidez do líquido sinovial, que nutre as articulações e diminui o atrito entre as cartilagens e os ossos, prevenindo desta forma a artrite.

 

Melhora a saúde óssea e protege a coluna

Uma melhor postura significa uma maior proteção para a coluna. O movimento correto também faz com que os discos intervertebrais trabalhem. Desta forma evitará hérnias e nervos comprimidos. No geral, o recurso a pesos em exercícios fortalece os ossos – na prática do yoga trabalha com o peso do próprio corpo, melhorando a densidade óssea!

 

Acalma a mente, ajuda a manter o foco e melhora a autoestima

A prática de yoga exige um nível de concentração elevado. Requer bastante foco no presente e no seu próprio corpo. Pode até ajudar a melhorar a memória e a coordenação motora, assim como a resolução de problemas.

Um maior foco e concentração pode também ajudar a acalmar a mente e a ter uma vida com menos stress. Assim terá menos frustrações, raiva, medo ou problemas que parecem difíceis de contornar.

Com o yoga sentir-se-á mais capaz física e mentalmente, aumentando assim a autoestima.

 

 

Agora que já conhece alguns dos benefícios do yoga, do que está à espera para experimentar? Garantimos que há muitos mais, para o corpo e para a mente. Vai notar uma grande diferença no seu bem-estar físico e emocional!

Existem também inúmeras práticas de yoga, com abordagens distintas, e certamente encontrará uma que se adeque perfeitamente a si.

Comece hoje a cuidar da mente e do corpo com esta prática milenar!

Uma resposta em “Yoga: benefícios para o corpo e para a mente”

  1. Sim, é tudo excelente e fantástico! E quanto àquelas pessoas que ficaram gravemente doentes (física e mentalmente) após o despertar da energia kundaliní, que segundo muitos autores e mestres é o objetivo de todos os tipos de yoga (e não apenas do Kundaliní Yoga, Tantra Yoga e Laya Yoga)?

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